19 de agosto de 2008

Bloc Party - Intimacy


Você conhece o Bloc Party? É uma banda do Reino Unido com um vocalista negro, que lançou o primeiro disco em 2005, intitulado Silent Alarm. O grande hit deste álbum foi Banquet. O Bloc Party explodiu no mundo como um banda cool, fazendo um indie rock de raiz (entenda como quiser). O segundo disco, chamado A weekend in the city, de 2007, teve The prayer como carro chefe, mas não foi tão bem recebido quanto o aclamado antecessor, embora seja mais interessante musicalmente.

Porém, se você acha que conhece essa banda, que até algum tempo atrás ousava ainda chamar de espetacular, ou qualquer outra coisa elogiosa como esta, esqueça. O novo disco, lançado há poucos dias, mais precisamente no dia 19 de agosto, mostra que a banda mudou. E muito. E pra um lado sem volta. Já há quem diga que Intimacy, a nova desgraça, opa, compilação, dos caras, fez a banda morrer sem ter ido muito adiante em vida. E há quem afirme categoricamente. Há os menos dramáticos que dizem que o experimentalismo da banda neste novo disco é um artifício interessante e coberto de genialidades. Eu vou deixar tu gastar espaço no teu computador com o download...

O Bloc Party veio com 43’22 segundos de coisas meio eletrônicas, bem naquilo que indicava She’s wearing voices, do primeiro disco. E o terceiro disco, que veio na surpresa, não trouxe nada legal como Banquet ou Helicopter. É um disco que tá pra surpresa ruim, daquelas que a gente nem quer receber porque é chata. Sem muita criatividade, usando uma fórmula desgastada, é um cd que a gente sente falta das guitarras.

Pra não se dizer que nada se salva, tiro a extensa Ion square. E mesmo assim ela lembra algo um pouco mais antigo. Biko parece aquelas músicas de rave, só que em câmera lenta. Ares mostra toda a afetação vocal de Kele Okereke. Halo não parece ser deste disco e é bacanainha. O single Mecury é chato e é daquelas músicas que vencem pela repetição. One Month Off teria tudo pra ser interessante, mas cai na mesmice a que o disco se resume. Signs é música de ninar. Trojan horse dá medo porque tem nome de vírus e aí eu já cai na má vontade e Zephyrus me dá preguiça de escrever sobre.

Aí, como já coloquei o clip do primeiro single aí em cima, neste post eu coloco o clip de uma música antiga. Ai como eu tenho saudade do calmo segundo disco. Sabe aquela música I still remember?

Update: e que capa de cd é essa?