17 de agosto de 2009

A-ha - Foot of the Mountain


A-ha lançou mais um disco, Foot of the Mountain, em 12 de junho. Até aí nada de novo. A banda não desiste de continuar. Após mais de 20 anos de estrada, e com a mesma formação, mais ou menos pop, o trio norueguês lança mais ano, menos ano um disco com no mínimo, dois pares de boas músicas. Porém, prepare-se para o que você vai ler - e ouvir.

O disco deste ano tem uma levada completamente diferente do anterior. Em 2009 eles resolveram voltar completamente às origens. Sim, isto mesmo: se você pensou em sintetizadores e pegada disco, acertou em cheio. Se Take on me ou You are the one, ou ainda, até mesmo Cry Wolf vieram à mente, imagine que este é um disco cheiinho de preciosidades como aquelas da década de 80.

Sem querer justificar (fan detected!), mas nada mais justo, pois já que até (e inclusive) a moda insiste em ir e vir e retirar o que acha de mais pungente de qualquer década, o A-ha foi lá na base. Eles lembraram que o Magne, além de escrever as músicas e fazer cara de bonitão nas fotos, toca piano, teclado ou o que tiver teclas. Aí o Paul ficou meio de lado, com os riffs de guitarra, mas ouça bem, porque ele está lá. Já o Morten não esganiça a voz nórdica em lugar nenhum. Ao contrário: mostra que lá pelos 50 anos mantém o timbre em dia. E sim, ele continua usando coisas enroladas no pescoço – vide clip do primeiro single.

Em Analogue, de 2005, a banda veio cuspindo um sentimentalismo que hoje, ao se ouvir Foot of the Mountain, parece exagerado (assim como este disco pode parecer demasiadamente intencional, ao tentar se alocar no mesmo embalo dos primeiros, que os alçaram ao sucesso). Mas, é inegável que a banda conseguiu fazer muitas boas músicas.

Entre os destaques, o primeiro single, homônimo ao disco, tem uma emoção peculiar e já toca exaustivamente nas melhores rádios de outono do País – vide Antena 1. The Bandstand é simplesmente de rachar o assoalho. What there is traz um pingo de nostalgia, misturado ao ritmo dançante. Real meaning pode ser definida como uma das melhores músicas já lançadas pelo grupo. Nothing is keeping you here foi feita pra lembrar que o galã do Morten canta em falsete e que ele tem uma das mais belas vozes do mundo. E não sou eu quem diz. O saldo? Bem, tente parar de ouvir…

Clique aqui para ver Foot of the moutain

Faixas:
1. The Bandstand
2. Riding The Crest
3. What There Is
4. Foot Of The Mountain
5. Real Meaning
6. Shadowside
7. Nothing Is Keeping You Here
8. Mother Nature Goes To Heaven
9. Sunny Mystery
10. Start The Simulator

A-ha
Álbum: Foot of the mountain
Gravadora: Warner/Universal
Ano de lançamento: 2009

Um comentário:

  1. Você continua escrevendo muito bem. Aliás, creio que está smepre se superando.
    Quanto ao grupo, sou suspeita em comentar, pois a banda é uma das minhas prediletas.
    Beijos!
    Tua mãe que te ama,
    Sivo / Kinha/

    ResponderExcluir

Coloque seus fones de ouvido e comente aqui.