24 de agosto de 2010

Arcade Fire - The Suburbs

OBS: há oito versões diferentes para a capa de The Suburbs. Não. O novo disco do Arcade Fire (The Suburbs) não traz nada de absurdamente novo. O que há de extraordinário é o que a banda consegue manter - o mais do mesmo - sem ser menos. Em 16 faixas, o terceiro disco de inéditas dos canadenses é uptown e downtown ao mesmo tempo. Ou seja, não deixa a fórmula inicial descambar.

Com esta quantidade de músicas, seria natural que algo soasse repetitivo. Mas isso não acontece. Apesar de ser conceitual, o disco não dá marteladas nos ouvintes a cada vez que traz o tema central à tona. Isso porque fala daqueles sentimentos que temos sobre um lugar, época ou espaço em que nos parecia ideal e que nos deixaria seguros, mas que por um motivo ou outro isso não acontece. As melodias conseguem dar saudades em quem ouve sem que saibamos exatamente a origem deste sentimento.

Naturalmente este é o álbum em que mais aparecem influências de bandas e compositores. Arrisco dizer que não só dos anos 70. Há faixas em que é fácil achar semelhanças com músicas tocadas à exaustão nas rádios por aí de artistas bem contemporâneos. Prova disso é em Sprawl II (Mountains Beyond Mountains). Por outro lado, Ready To Start relembra o Arcade Fire de Neon Bible, mas sem metade da tensão do disco anterior.

Neste disco encontram-se inclusive refrões fáceis, como em Rococo. E isso era difícil antes! É possível até sair batendo palminhas, como na sexta faixa, City With No Children. A impressão que se tem é que toda a produção do disco parece menos pretensiosa. E isso deixa o som mais livre de amarras. Faixas como Modern Man levam o pensamento ao passado, apesar de a letra ser projetista (I erase the number of the modern man / Want to break the mirror of the modern man).

Enfim, sem saldo devedor, apesar de não ser revolucionário, como muitos esperavam, cumpre com todas as funções para o qual foi concebido. É um disco, um excelente, diga-se de passagem. Aguardar algo perturbador para o cenário da música nestas épocas, ah, isso sim que é ser pretensioso.

Faixas:
1. The Suburbs
2. Ready to Start
3. Modern Man
4. Rococo
5. Empty Room
6. City with No Children
7. Half Light I
8. Half Light II (No Celebration)
9. Suburban War
10. Month of May
11. Wasted Hours
12. Deep Blue
13. We Used to Wait
14. Sprawl I (Flatland)
15. Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)
16. The Suburbs (Continued)

Arcade Fire
Álbum: The Suburbs
Gravadora: Merge/Mercury
Ano de lançamento: 2010