1 de fevereiro de 2009

Franz Ferdinand - Tonight


Há uma tensão grande quando uma banda grava um disco e ele é uma das coisas mais esperadas do ano. E o medo é basicamente porque se espera de uma boa banda que ela repita façanhas. No caso do Franz Ferdinand, que faça coisas tão extraordinárias quanto Take me out e The dark of the matinee, do primeiro disco, de 2004, que leva o nome da banda. Ou ainda, Walk away, por exemplo, do segundo álbum, You could have it so much better, de 2005. Porém, o FF deu uma bela descansada – diga-se de passagem quatro anos – e sai do armário com um disco como o prometido: repleto de novas experiências musicais. Porém, o que não torna o novo disco do FF uma obra prima é que um dos principais elementos que eles buscaram para incorporar neste disco é o que muitas bandas por aí já trouxeram antes ou estão trazendo aos montes: elementos eletrônicos.

Não se pode dizer que a banda escocesa deixou de lado sua principal característica. Não. A fúria do rock dançante, funkeado pelo baixo e ágil pela bateria continua. O novo componente, excessivamente empregado, é o sintetizador. Lucid dreams, por exemplo, parece que foi retirada de anos que não pertencem a esta década e Twilight Omens soa da mesma maneira. Se a pedida é sair mexendo o esqueleto, coloque No you girls.

O primeiro single de Tonight é Ulysses. A faixa não passa despercebida, mas não faz lembrar os antigos singles do FF. Ao cair no refrão, consegue sim oferecer uma saudade imensa aos fãs da banda. Consegue ainda fazer com que se faça paralelos com o Modest Mouse.

Se a intenção era com que o disco se parecesse mais noturno, a banda conseguiu. A começar pelo nome. Mas parece que toda a genialidade anterior foi esgotada nas milhares de reproduções de Take me out pelo mundo. Mesmo assim, continua bom demais de se ouvir. Dá a impressão de que o FF está experimentando diferentes épocas do rock. Parou para dançar nos anos 80. Ou será que sempre foi desta época?

Franz Ferdinand
Álbum: Tonight
Ano de Lançamento: 2009
Gravadora: Domino

Faixas:
1. Ulysses
2. Turn It On
3. No You Girls Never Know
4. Twilight Omens
5. Send Him Away
6. Live Alone
7. Bite Hard
8. What She Came For
9. Can't Stop Feeling
10. Lucid Dreams
11. Dream Again
12. Katherine Kiss Me

Update: O Franz Ferdinand estão com dificuldades em levar Lucid Dreams, canção do novo álbum Tonight: Franz Ferdinand , para o palco. Segundo o baterista Paul Thompson, em entrevista ao Digital Spy, a banda não tem a tecnologia necessária para tocar os três minutos mais dançáveis no final da canção.
Leia mais aqui.

2 comentários:

  1. Valeu...seu blog é excelente! parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Todos aqueles que se identificam com o bom e velho rock'n'roll sabem que levadas R&B, Fusion e Funk sempre estiveram e sempre estarão presentes entre um cd e outro, de qualquer artista que se disponha a gravar um...
    Afinal não é atoa que "Tutti-Frutti" é um clássico, e para os mais ortodoxos temos "Hello" do Doors que também nos faz balançar, sem contar "Can't buy me love" e vários outros sucesso dos Beatles...
    O que discutimos aqui é: Franz Ferdinand é a mesma ou acabou a criatividade?
    Para quem acompanha a banda sabe que as influências de "Gang of Four" e "Talking Heads" são explicitas, e as mesmas bandas também testaram seus instrumentos eletrônicos sem perder o brilho "sintetizadores", mais um exemplo é o que aconteceu com o The Clash, quando a banda Punk inglesa inovou, o público inglês meio que os abandonou, e os americanos os adotaram... Será que vai acontecer a mesma coisa com a FF? Enfim sintetizando ou não, mais dançante ou menos a Franz Ferdinand já foi chamada de " A Coqueluche do Rock" e acho que os críticos vão queimar a língua.
    NA faixa 05 Send Him só falta a mãozinha de um desses Djs que transformam tudo em Hit do Ibizza (Bob Sinclair, Fat Boy Slim), e Bingo... vamos ouvi-la por anos, e a faixa 07 Bite Hard já é um clássico desde o nascimento " meu irmão de 11 ano que o diga".
    Galera a Franz Ferdinand ainda é a mesma, só como bons músicos que são resolveram inovar

    ResponderExcluir

Coloque seus fones de ouvido e comente aqui.