17 de março de 2010

Midlake - The Courage of Others


Com uma sonoridade mais contínua, menos variável, voltam os taxanos do Midlake, após um hiato de quatro anos em se tratando de lançamento de discos. No novo álbum, The Courage of Others, a banda parece querer mostrar que prefere mesmo fazer músicas com pegada folk, beirando o acústico.

As 11 músicas deste álbum assemelham-se muito umas as outras. Foram feitas para proporcionar "eargasms" em sequência. É para quem gosta mais da linha de Bandits do álbum anterior, The Trials of Van Occupanther. Não que as características musicais do grupo tenham sido desfeitas neste tempo. É que agora a intenção aparece mais nítida, o estilo mais delimitado.

Mas mesmo assim, continuam inevitáveis comparações com Byrds e diversas outras bandas nascidas ou desenvolvidas nos anos 70, de "rock de outono". Isto não é um menosprezo às músicas associadas a esta estação e muito menos à época. Pelo contrário. Como o Midlake, geralmente elas trazem consigo melodias para dar inveja e arranjos de cair o queixo.

Provas inegáveis do esmero empregado estão em Winter dies, Acts of man e The Horn. In the ground, por exemplo, nos remete aos sons de músicas celtas, justamente pelo fato de ter audíveis flautas ao fundo das estrofes bem amarradas e do coral.

Por aqui, o outono está prestes a começar oficialmente. E o som parece querer acompanhar o pensamento e a vontade que se tem de se observar o horizonte azulado em um domingo à tarde. Mas eu também conseguia fazer isso com Young bride, com aqueles violinos...



Faixas:
1. Acts Of Man
2. Winter Dies
3. Small Mountain
4. Core Of Nature
5. Fortune
6. Rulers, Ruling All Things
7. Children Of The Grounds
8. Bring Down
9. The Horn
10. The Courage Of Others
11. In The Ground

Midlake
Álbum: The Courage of Others
Gravadora: Bella Union
Ano de lançamento: 2010

Um comentário:

  1. Tudo isso me lembra umas coisas tão boas de tempos atrás, coisas que ignoram a lógica do outono e rebrotam agora. Belo relise, bela banda.

    ResponderExcluir

Coloque seus fones de ouvido e comente aqui.