13 de outubro de 2008

Keane - Percfect symmetry


Dizem que o Keane nunca mais conseguirá alcançar o feito de Somewhere only we know e This is the last time, do primeiro disco, Hopes and Fears, de 2004. Pode até ser, pela suposta genialidade que ambas músicas tiveram naquela época na música pop-rock. Época esta sem muitas coisas boas surgindo neste segmento. Porém, pra quem continua gostando da banda e acha que eles são muito mais que uma banda de pop-rock e que sim, eles fazem indie-pop, chega às lojas neste dia 13, o mais novo disco do trio londrino: Perfect symmetry. Pra quem não curte a banda, é só mais um novo amontoado de musiquinhas que podem colar em tudo quanto é lugar, visto que o Keane tem uma característica única de se metamorfosear em cada disco, permanecendo sempre os mesmos ingredientes de sucesso: as melodias pra ninguém botar defeito.

Antes mesmo de sair o disco para compra, a banda o disponibilizou inteirinho para ser ouvido na Last FM. E Spiralling, o primeiro single, para download, no próprio site da banda. A música já ganhou da Q Awards o prêmio de melhor single de 2008, além de ter sido baixada por mais de meio milhão de pessoas. Por isso, pode-se esperar algo de muito bom, neste disco, certo? Certíssimo, apesar de o bocudo do Noel Gallagher ter dito que “não importa qual direção o Keane tome, isso não importa - eles continuarão uma merda”.

Pra começar, depois de 18 meses de tratamento contra álcool e drogas, o frontman do Keane, o vocalista Tom Chaplin, não parece estar nem um pouco enfraquecido. E a criatividade da banda também não parece ter ido pelo espaço. Prova disso, são os dois primeiros singles, Spiralling e The lovers are losing. Aliás, elas dão uma perfeita noção do que o disco traz. Nos dá a sensação de que as músicas foram beijar os anos 70, encontraram o ABBA e voltaram cheias de vontade para nossa época. Coisa que atualmente não se vê muito por aí, não é Noel?

Composições como Perfect symmetry mostram um Keane mais maduro. O mesmo pode ser visto em Better than this. Pra quem gosta das mais introspectivas, Love is the end e Playing alone vêm para agradar. Pretend that you`re alone parece alguma coisa do Maroon Five. You don`t see me tem a cara do U2, banda em que o Keane sempre se inspirou. You haven`t told me anything é música de jogo de videogame e Again and again mostra que uma música com estrofes bem pensadas podem salvar um refrão mediano. Black burning heart tem todo o piano e o ritmo de que uma música do Keane merece e, portanto, pede para ser ouvida. Destaque para as frases em francês lá do meio pro fim da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seus fones de ouvido e comente aqui.