12 de junho de 2009

Dave Matthews Band - Big Whiskey and the Groogrux King


Depois da morte de um dos componentes, o Dave Matthews Band chega com Big Whiskey and the Groogrux King, depois de quatro anos sem lançar nenhum disco de inéditas. Entre este lançamento e Stand up, de 2005, são quatro discos, um de coletânea e três ao vivo. O lançamento traz um Dave Matthews e banda com mais guitarra, coisa que talvez substitua o saxofone tocado por Leroi Moore, morto em um acidente em agosto do ano passado.

Porém, o que se ouve, ao invés de um som triste em homenagem ao saxofonista, é uma música pesada, bem tocada e expressiva. Exemplo disso é Dive in, com uma guitarra sem precedentes nos discos da banda. Funny the way it is, primeiro single, é uma das inconfundíveis, clássica da banda desde a primeira vez que se ouve.

You and me soa como aquela música que precisa existir em um disco bom de uma banda boa e não pode ser ouvida somente uma vez. Em Spaceman a banda relembra jazz, enquanto que em Alligator pie volta a tocar, levada por centelhas country, sem compromisso – e ao mesmo tempo todo certinho.

Seven é música para impressionar. Seja pela bateria, impossível, ou pela forma com que Dave canta: e viva os falsetes! Time bomb é só pra os fãs, bem fãs mesmo. Porque de outra forma pode parecer óbvia, mesmo com a troca de ritmo e a gritaria rasgada ao fim. E baby, Baby glue vai te grudar, mesmo.

E Dave Matthews Band continua – e sempre vai ser – banda de gente que não é pouco temperamental. Não escute se não tiver com bom humor.



Faixas:
1. Grux
2. Shake Me Like a Monkey
3. Funny the Way It Is
4. Lying in the Hands of God
5. Why I Am
6. Dive In
7. Spaceman
8. Squirm
9. Alligator Pie
10. Seven
11. Time Bomb
12. Baby Blue
13. You and Me

Dave Matthews Band
Álbum: Big Whiskey and the GrooGrux King
Gravadora: RCA Records
Ano de lançamento: 2009

Um comentário:

  1. Putz! Qualquer coisa que eu fale sobre esse cd vai parecer uma concordância de alguém sem opinião. Mas tá, ficou muito bom, mesmo!
    Que post mais phoda. É o sumo. A fórmula ideal. Leve, gostoso e bem temperado. Guarda a receita, tá?
    Beijo.

    ResponderExcluir

Coloque seus fones de ouvido e comente aqui.