19 de abril de 2012

Shearwater - Animal Joy


Há bandas que seguem fieis ao próprio estilo e desenvolvem a maneira como compõe de maneira magistral. Muitas vezes, ocorre certa ruptura no estilo, o que causa estranhamento entre os fãs. Muitos se vão, ganham-se outros. É o caso do Shearwater. Nascida ainda na década de 90, a banda lança o oitavo disco mostrando que mudou, sim. Marcada por faixas antes repletas de um denso instrumental, épico vocal e melodias completamente inebriantes, o grupo chega com Animal Joy, um disco em que todas as faixas podem facilmente serem tocadas em shows de arena, sem largar mão do segundo e terceiro componentes antes aí citados. 

Sim, tocar em mega espaços antes também era possível. Explico: o que mudou foi que o novo material não possui mais as recorrentes faixas em que o som só ficaria perfeitamente encaixado em documentários. Animal Joy pode tranquilamente ser tocado inteiro em rádios (aquelas em que só - única e exclusivamente um estilo é tocado) sem que o ouvinte fique se perguntando se está na sintonia certa. Mas isso não significa que se tenha perdido a magia que os envolvia do 'menos popular' no cenário musical - em se tratando de estilo - que o The National, por exemplo. Longe disso. 

A faixa Animal Life está aí pra provar que eles continuam fazendo uma reunião de bons elementos. You As You Were é tão tocante quanto e se não conseguir te emocionar, arrisco a dizer que não enxergas essa mudança como benéfica ou que ficaste para trás, foi um dos fãs que a banda perdeu. Destaque ainda para Insolence, que nos remota aos idos aclamados materiais anteriormente lançados. Vem pungente, impossível de ser ignorada.

São novas cadências. Talvez aquelas que o Shearwater precisava mostrar. Mais volume na guitarra, mais ritmo, mais engenharia. Ou arquitetura. Mas nunca menos. Merece muito mais que uma ouvida. Careceu de uma análise de mais de um mês pós lançamento.

Faixas:
1. Animal Life
2. Breaking The Yearlings
3. Dread Sovereign
4. You As You Were
5. Insolence
6. Immaculate
7. Open Your Houses (Basilisk)
8. Run The Banner Down
9. Pushing The River
10. Believing Makes It Easy
11. Star Of The Age

Shearwater - Animal Life


Ouça:


Shearwater
Álbum: Animal Joy
Gravadora: Sub Pop
Ano de lançamento: 2012

3 comentários:

  1. Que bom ter você novamente escrevendo!

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia a banda até este disco, mas adorei o estilo e Insolence está entre as minhas prediletas.

    ResponderExcluir
  3. É uma baita banda, que vale a pena cada segundo!

    ResponderExcluir

Coloque seus fones de ouvido e comente aqui.